CAPITÃO SÍLVIO GONÇALVES DE FARIAS
Há personagens da história rondoniense que precisam ser mais citados na nossa historiografia, pela importância do trabalho aqui realizado, no caso dele com fortes influências em outras regiões do país. É o caso do capitão Sílvio Gonçalves de Farias (o mais alto do grupo - os outros são os agrônomos Benedito e Luiz Carlos Menezes, o advogado Amir Lando e o jornalista Euro Tourinho.
Do capitão Sílvio, responsável pela organização e implantação do projeto fundiário Rondônia, entre as décadas de 1960 e 1970, diz o professor Abnael Machado de Lima:
O capitão Sílvio, ordenador do assentamento nos Projetos de Colonização do Incra, realizou um trabalho que lhe fria merecedor de honraria não só aqui mas, também, a nível nacional.
O trabalho da equipe do Incra, comandado pelo capitão Sílvio, conforme Abnael foi realizado enfrentando a acirrada oposição dos grileiros e dos grandes latifundiários, resistindo a todas as formas de problemas que apareceram, fazendo prevalecer a distribuição da terra de forma a beneficiar o que hoje é Rondônia, e só não temos problemas muito sérios no campo devido àquela equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário